sábado, 26 de novembro de 2011

Um bom banho em casa



Muitas vezes não podemos levar nosso bichinho ao pet shop para tomar aqueeeeele banho, então vão ai 10 dicas passo a passo para você dar um banho caprichado na sua mascote!

Prepare tudo de que vai precisar com antecedência: sabonete, shampoo, condicionador (todos próprios para uso animal), pentes e escovas, algodão, loção para limpeza de ouvidos, toalhas, secador, perfume e finalizador.

O banho deve ser morno, nem quente demais, nem frio, a não ser que seja um dia de verão daqueles e você curta um belo banho de mangueira com seu amigão, mas não se esqueça de secá-lo bem ao final!

Antes do banho, verifique se seu cão ou gato está com algum parasita como pulgas e carrapatos. Caso positivo, escolha produtos adequados para esse fim. No caso de carrapatos aconselhamos levá-lo a um pet shop, o banho com carrapaticidas deve ser dado com todo cuidado, pois os produtos são tóxicos. Já vimos vários caso em que o cachorro quase morreu intoxicado! Os shampoos antipulgas podem ser usados sem problemas, escolha o de sua preferência, posso indicar o Astor antipulgas, pois não é caro e muito eficiente!

Antes do banho escove o pelo com uma escova apropriada para soltar os nós, fazer isso com o pelo molhado é muito mais difícil. Cuidado ao escovar para não ferir a pele do animal que é muito sensível.

Faça bolas de algodão de tamanho médio e coloque-as nos ouvidos do cão/gato para evitar que caia água, veja, isso é muito importante e não deve ser desconsiderado! Evite problemas futuros como otites!

Molhe o pelo e aplique o shampoo a partir da cabeça, principalmente se ele estiver com pulgas, pois as pulgas vão procurar a região seca do animal. Lave o focinho tomando cuidado para não deixar entrar água! Deixe agir conforme descrito na embalagem (para o caso de pulgas) enxágüe abundantemente e aplique uma segunda vez se necessário.

Enxágüe o shampoo e aplique o condicionador, deixe agir conforme instruções da embalagem e enxágüe.

Seque-o com uma toalha limpa para tirar o excesso de água. Use o secador até ter certeza de que o pelo ficou totalmente seco, cuidado com a temperatura para não queimar o animal.

Limpe os ouvidos com um chumaço de algodão com loção otológica, isso evita aquele mau cheiro e possíveis inflamações.

10º Se quiser, finalize com um condicionador e perfume.

Pronto, seu amigo está limpo, cheiroso!

Algumas recomendações e dicas:
* Use apenas produtos destinados a animais, a pele deles é muito sensível e produtos humanos podem causar queda de pelos e alergias.
* Não se esqueça de colocar algodão nos ouvidos.
*A toalha é de uso exclusivo do animal. Vale à pena investir em um kit de higiene animal.
* Sei que é difícil e alguns cães não gostam, mas você pode aproveitar o banho para escovar os dentes com creme dental e escova (ambas de uso animal). Isso ajuda a retardar ou evitar o aparecimento de tártaro.
Seu amigo vai agradecer com doces lambidas e afagos o carinho e o tempo que passará com ele, curta esse momento!!!! 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário